9 de outubro de 2010

Published outubro 09, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

AERÓDROMOS DO INTERIOR VÃO RECEBER REPAROS

Cinco aeródromos do interior do Estado devem passar por reparos de manutenção dentro de 40 dias. O edital de licitação para as obras será aberto na próxima quarta-feira. As pistas que receberão os investimentos são as localizadas em Caruaru, Belo Jardim e Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde e Serra Talhada, no Sertão. O valor total do serviço é de R$ 148 mil reais. Segundo o gestor do sistema de aeródromos estaduais, ligado a Secretária de Transportes de Pernambuco, Fernando Maranhão, o certame deve ser finalizado até o início do ano que vem. As melhorias consistem, de forma geral, em reparos no sistema de balizamento luminoso, que dá mais segurança aos voos noturnos realizados nos aeródromos. “Serão reparos em lâmpadas, refletores e torre do farol”, explicou. Segundo ele, todas as unidades interioranas têm balizamentos funcionando. Maranhão exemplificou que o aeródromo de Caruaru, conhecido oficialmente como Aeroporto Oscar Laranjeiras, possui balizamento desde 2002. Em 2006 o sistema também passou por melhoramentos junto com a reforma da pista.

Com relação à falta de voos noturnos na capital do Agreste, o gestor afirmou que a cidade está apta a recebê-los, mas não há grandes demandas de voos comerciais. “A sinalização horizontal está em boas condições”, frisou. A restrição para pousos e decolagens é apenas mantida para aviões de grande porte devido a outra exigência da Agência Nacional de Aviação (Anac). “Uma das exigências é a unidade do Corpo de Bombeiros no aeroporto, que ainda não está pronta. Quando estiver, nada impede que Caruaru receba aeronaves maiores”, destacou Maranhão. O gestor de aeródromos contou, ainda, que na segunda quinzena deste mês deverá haver uma reunião com a prefeitura de Caruaru sobre a segurança no aeroporto. “Recebemos um relatório da Anac sobre a segurança que hoje é feita tanto pelo Estado como pelo município”, concluiu. O conteúdo do documento não foi divulgado.

Segurança

Um bimotor da empresa Jad Taxi Aéreo foi assaltado por homens fortemente armados, na noite do dia 26 de julho, no Aeroporto Oscar Laranjeira. A aeronave - fazia o transporte de malotes de várias instituições bancárias de Caruaru e iria para João Pessoa, na Paraíba - foi atingida por uma caminhonete Hillux quando taxiava pela pista, obrigando o piloto a parar. O bando armado conseguiu invadir a pista depois de destruir uma cerca de arame farpado que delimita o local. O episódio provocou uma discussão sobre as responsabilidades do Estado e prefeitura municipal sobre a segurança do aeroporto. A cerca que delimita a pista será reconstruída pelo Governo Estadual. “Ela será refeita com mais qualidade”, contou Maranhão. A previsão é que o novo cercado esteja pronto no final do mês.

Fonte: Folha/PE

      edit

0 comentários:

Postar um comentário

Sua mensagem precisa ser moderada, em breve será publicada!