27 de novembro de 2010

Published novembro 27, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

COMBATE AO CÂNCER DE PELE HOJE

Hoje é dia de combater o câncer de pele em todo o Brasil. No Recife, 60 médicos dermatologistas atuarão de forma voluntária em quatro postos municipais de saúde para detectar e diagnosticar casos da doença. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, somente na capital pernambucana, a expectativa é de mais de 400 novos casos em todo o ano de 2010. Os postos funcionarão das 9h às 15h.

Este já é o 12º ano em que o Recife participa da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Na campanha realizada no ano passado, foram realizados mais de mil atendimentos no Recife, dos quais 40% desses pacientes apresentaram algum tipo de lesão.

O mês de novembro é escolhido para a realização da campanha por conta do início do verão, quando aumenta a exposição solar e os riscos para o desenvolvimento do câncer de pele. ´Essa parceria é extremamente importante porque a prefeitura disponibiliza os profissionais e oferece à população os serviços de detecção precoce, além de orientações de prevenção à doença`, ressaltou o coordenador da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele/Regional-Pernambuco, Emerson de Andrade Lima.

Atenção redobrada

As pessoas de pele mais clara precisam ter mais cuidados com relação à doença, pois possuem menos melanina, uma substância que protege naturalmente a pele. Durante a campanha, também serão distribuídos folders que orientam sobre os cuidados com a pele, principalmente no verão. ´Queremos interferir na incidência da doença, estimulando o processo de prevenção primária. Evitar que o câncer ocorra, lembrando a importância do uso de protetor solar, roupas e chapéus durante a exposição ao sol`, acrescentou Emerson de Andrade Lima. Fonte: Diário de Pernambuco.

      edit

0 comentários:

Postar um comentário

Sua mensagem precisa ser moderada, em breve será publicada!