13 de novembro de 2010

Published novembro 13, 2010 by Elson Jackson with 2 comments

PREFEITURAS SEGUEM A ONDA DA DEMISSÃO

Passada a euforia da eleição no país, as prefeituras decidiram fazer ´uma faxina` na parte de pessoal. A cada dia um município anuncia um novo corte. A mais nova ´vassourada` aconteceu em Goiana, na Zona da Mata Norte. O prefeito da cidade, Henrique Fenelon (PCdoB) anunciou ontem a demissão de servidores de cargos comissionados de todas as secretarias do governo. Cerca de 120 pessoas serão excluídas da folha de pagamento. Segundo a prefeitura, o corte aconteceu em função da ´estagnação da receita e o aumento da despesa`.Além de Goiana, também fizeram demissões as prefeituras de Caruaru, Àguas Belas, Belo Jardim e Belém de São Francisco. Também acenderem o ´sinal vermelho` os municípios de Afogados da Ingazeira e São José do Egito. Em Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, a prefeita Graça Lapa (PSB) chegou a demitir servidores concursados, mas o Ministério Público de Contas determinou a volta dos demitidos.O pretexto usado pelas prefeituras para fazer o enxugamento seria a necessidade de enquadrar o município na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com a legislação, o comprometimento dos gastos com pessoal não podem ultrapassar 54%. ´Os prefeitos são obrigados a gastar até, no máximo, 54% da receita própria. Se passar desse limite são obrigados a reduzir a folha, sob pena de terem suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e entrarem na lista dos ficha suja`, informou o prefeito de Lajedo e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Antônio Dourado (PDT). Com informações do Blog de Nill Junior.

      edit

2 comentários:

  1. SO PARTE DOS PROFESSORES DE BELMONTE É QUE ACHAM QUE BELMONTE NAO FAZ PARTE DO BRASIL!! PORTANTO ESTAR IMUNE A CRISE QUE RONDA TODAS AS CIDADES COM A QUEDA DO FPM E CONSEQUENTEMENTE DO FUNDEB!!!

    ResponderExcluir
  2. O protesto dos professores (uns 14 gatos pigados), demonstra que a classe,reconhece
    a dificuldade que passam todos os pequenos
    municípios, inclusive a maioria demitindo
    servidores, até servidores concursados. Sobre o salário dos professores o que ocorreu foi o seguinte: o prefeito Rogério Leão procurou cumprir a lei que fixava o piso salarial e as demais vantagens que os servidores tinham direito. O fez paseado na previsão de receitas e na promessa do governo federal que complementaria o FUNDEB dos municípios que não
    pudessem arcar com todas as despesas. pois bem, nosso prefeito, que sempre procurou valorizar os
    servidores, e nos 5 anos anteriores NUNCA atrazou salário, foi pego de surpresa com o não cumprimento do governo federal de repassar os recursos inerentes ao complemento do FUNDEB. O professsor de Belmonte ficou ganhando mais do que os professores do Estado, e também de municípios maiores e de expressiva arrecadação.
    O atrazou ocorreu primeiro em Belmonte,
    porque os outros municípios não cumpriram a lei e não deram o aumento previsto, nem o Estado o fez.
    Aos maus informados,procurem ler jornais e
    blogs e vejam que grande parte dos municípios
    estão demitindo servidores, e o que está acontecendo aqui, o mesmo está em outros municípios. Rogério leão pecou pelo seu bom coração, por querem ser um dos pioneiro a pagar um dos melhores salários de professores em Pernambuco.
    Sobre obras outra pessou ja citou acima, não só aquelas mais muitas outras.
    Um fatos que os servidores pouco comentam e que é muito grave, era a situação do FUNPREMOT,o
    prefeito recebeu o fundo com R$ 315.000,00 (trezentos e quinze mil reais), quer dizer a aposentadoria de TODOS os servidores estava comprometida.Hoje o fundo tem operto de 4 milhões, ou seja, nos 5 anos do nosso governo, recolhemos mais de 3 milhões ao fundo. Estamos
    pagando a dívida de todos os prefeitos anteriores. O FUMPREMONT, hoje, é um dos fundos
    mais bem organizados de pernambuco.Estamos pagando, também, a dívida com a Celpe de vários
    prefeitos anteriores. Antes a empresa era estatal e a maioria das prefeituras não pagavam suas contas e sobrou para o nosso governo.
    Um prefeito que recolhe esse valor ao fundo de pensão,paga a celpe de várias administrações
    anteriores e faz o volume de obras citadas em comentários anteriores, não pode ficar com a B... sentada no gabine, tem que percorrer os gabinetes do governo estadual e federal. Prefeito que não o faz é porque é preguiçoso.
    As diviculdades existem, mas pesquisem os salários dos professores de municíos de nosso porte. Mas não pesquise apenas em um município e verão que os nossos, ainda, estão entre os melhores.

    ResponderExcluir

Sua mensagem precisa ser moderada, em breve será publicada!