18 de dezembro de 2010

Published dezembro 18, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

CAVALHADA: FOLGUEDO DA CULTURA BELMONTENSE BRILHA MUNDO A FORA

Foto: Renato Magalhães

A Sociedade Espanhola de Cultura, da cidade de Ontinyent, realizou em julho de 2010, o 1º Congresso Internacional de Embaixadas e Embaixadores das festividades de mouros e cristãos. Motivados por estas celebrações, que ocorrem em diferentes formas e modos de apresentações, realizadas por povos de cultura Luso-Ibéricas, que acontecem em mais de 1.200 cidades, pertencentes a 30 países, distribuídos em 4 continentes, sendo alguns destes festejos patrimônios nacionais e outros mundiais.

O evento contou com a participação do Brasil, que foi representado por duas cidades, São José do Belmonte (Pernambuco) e Santo Antonio da Patrulha (Estado do Rio Grande do Sul), já que por um imprevisto no vôo, a cidade de Santa Cruz de Itabaiana no estado do Sergipe não pôde enviar seu representante. Os representantes tiveram a oportunidade de mostrar e explicar ao mundo seu modo de vida e como as Festas de Mouros e Cristãos são apresentadas. Aqui no Brasil temos a variante do folguedo, que é denominada Cavalhadas.

A fim reparar o imprevisto com o vôo, nossos amigos espanhóis realizarão no dia 18 de dezembro uma cerimônia esclusiva com uma firme vontade e a intenção de mostrar ao mundo a Chegança Santa Cruz.

O trabalho de resgate cultural vai  mostrar o caminho descrito por a cidadãos de Itabaiana sobre a Chegança Santa Cruz desde o ano de 1947 até os dias de hoje. A apresentação descreve o conflito religioso entre cristãos e mouros lutando no mar, a vidas dos marinheiros, suas viagens em um navio com todas as perigosas aventuras. O folguedo é baseado no depoimento do líder José Serafim de Menezes (Mestre Zé de Binel) acompanhado de Giselma de Jesus, José Luis Santos, Genilson Serafim de Menezes.

Após a cerimonia todos poderão participar de um jantar de confraternização com os produtos típicos da região valenciana, pelo preço de 15 €, para participar basta enviar um email (congresoembajadas@festers.net), indicando o seu nome e o número de lugares a reservar.

Agradecemos este ato de valorização da salvagarda brasilera a Dom Rafael Ferrero Terol, Presidente e Dom Juan Antono Alcaraz, Secretario General em nome de todos que fezem parte da Sociedad de Festeiros de Ontinyent, que mostrou ao mundo como gerir cultura em um nível internacional tornando a cidade de Ontinyent, província de Valencia, Espanha a Capital Mundial  das Festividades de Mouros e Cristãos, entitulada assim no congresso. Mais informações no Blog Gerindo Cultura de Renato Magalhães.

      edit

0 comentários:

Postar um comentário

Sua mensagem precisa ser moderada, em breve será publicada!