4 de abril de 2011

Published abril 04, 2011 by Elson Jackson with 0 comment

CASOS DE DENGUE TIPO 4 SÃO NOTIFICADOS EM SERRITA E SERRA TALHADA

 

PROCURA-SE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou os primeiros dois casos de dengue do tipo 4 em Pernambuco. Em exame de isolamento viral feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), foi detectada a presença deste sorotipo da doença em um homem de 27 anos, residente no município de Serra Talhada, e em uma mulher de 59 anos, moradora de Serrita. De acordo com a SES, ambos estão curados e já retomaram suas atividades normais.

O homem de 27 anos apresentou os primeiros sintomas de dengue em 12 de fevereiro, e teve o diagnóstico e tratamento da doença feitos no hospital da rede estadual Professor Agamenon Magalhães (Hospam), localizado em Serra Talhada. Já a mulher de 59 anos apresentou os primeiros sintomas no dia 6 de fevereiro, tendo sido diagnosticada e assistida no Hospital municipal Imaculada Conceição, em Serrita. O vírus da dengue tipo 4 foi reintroduzido no Brasil em 2010,  quando surgiram os primeiros casos na região Norte do País – nos estados de Roraima, Pará e Amazonas.  Em 2011, foi notificado esse tipo de vírus no estado do Rio de Janeiro e, mais recentemente, na Bahia e Piauí, em pacientes sem história de viagens à região Norte. Em todo o País, desde o retorno do sorotipo viral, em agosto de 2010, 34 pessoas já foram infectadas pelo vírus, nos estados do Amazonas (11 casos), Pará (3), Bahia (2), Piauí (1), Rio de Janeiro (2) e Roraima (15, sendo 11 em 2010 e 4 em 2011). Antes disso, há 28 anos não se detectava o tipo 4 em no território brasileiro.

O tipo 4 tem os mesmos sintomas (dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarréia e vômito) dos outros circulantes (tipo 1 e 2), e o tratamento é feito da mesma forma, com repouso e hidratação. O sorotipo 4 não é mais agressivo que os demais. A diferença é que, como ele volta a circular em nosso território após 28 anos, grande parte da população tem pouca imunidade a ele, o que aumenta a possibilidade de epidemia.

A medida mais eficaz de todas no combate à dengue: não deixar a água parada e evitar o acúmulo de lixo. Levantamento mostra que 90% dos focos de dengue estão dentro dos domicílios, por isso a população tem um papel fundamental no controle dos vetores. Fonte: Supramax / Com informações da Secretaria Estadual de Saúde.

      edit

0 comentários:

Postar um comentário

Sua mensagem precisa ser moderada, em breve será publicada!