Festival Pernambuco Nação Cultural entra em uma nova fase em 2011 e investe na descentralização das ações, que levará apresentações, oficinas de capacitação e seminários para diversas cidades de cada microrregião. A primeira edição deste ano acontece na Zona da Mata Norte, entre 4 e 11 de abril. Goiana, pela sua reconhecida importância histórica e cultural, continua no papel de cidade-polo, e será sede do palco Pernambuco Nação Cultural, que contará com shows de cultura popular, música regional e música pop pernambucana.
Nos oito dias de festival, a população e os visitantes da Zona da Mata Norte contarão com diversas atividades que visam fomentar a produção, a circulação e o consumo da cultura na região. Além das apresentações musicais, serão realizadas, simultaneamente, espetáculos de teatro, dança e circo, exposições de artes plásticas, fotografia e artesanato, recitais, exibições de curtas, longa metragens e animações, oficinas de capacitação, seminários e fóruns. Destaque para o Fórum Regional de Cultura, que reunirá representantes do tecido cultural das 19 cidades que compõem a Zona da Mata Norte, e será a atividade que encerrará essa primeira edição do Festival Pernambuco Nação Cultural 2011.
“A cultura da Mata Norte é muito rica e existe uma diversidade muito grande. São várias manifestações que ocorrem em todo o território, em todas as cidades. Por isso, apesar de reconhecer a importância histórica de Goiana, fizemos essa opção pela descentralização, algo que nós esperamos que seja crescente dentro do Festival Pernambuco Nação Cultural”, observou o secretário de Cultura do Estado, Fernando Duarte.
A grande novidade gerada pela descentralização das ações é a programação de encontros de cultura popular, que destacará a grande diversidade de ritmos produzidos na Mata Norte. Essas atividades levarão o festival às cidades de Ferreiros, Aliança, Nazaré da Mata, Glória do Goitá, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Itaquitinga, Carpina, Condado, Buenos Aires e Chã de Alegria.
“Com esses encontros, nós aumentamos a trama cultural e fazemos com que o festival comece a garantir uma política permanente. É uma forma de promover a troca de experiências entre as pessoas e grupos que fazem a cultura da região, para que essa atividade se fortaleça”, explicou Duarte.
O trabalho de capacitação segue como um dos focos prioritários do Festival Pernambuco Nação Cultural, com a realização de uma série de oficinas. Serão oficinas de linguagem, de Patrimônio Vivo, de Pontos de Cultura e institucionais. A exemplo das apresentações artísticas, as oficinas também foram descentralizadas e levarão conhecimento a outros municípios, como Paudalho, Nazaré da Mata e Tracunhaém.
O Festival Pernambuco Nação Cultural 2011 é uma realização do Governo do Estado, Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), com apoio das Prefeituras da Mata Norte.
Confira a programação completa do Festival Pernambuco Nação Cultural 2011 - Mata Norte
Fonte: Site Nação Cultural.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua mensagem precisa ser moderada, em breve será publicada!