Marque na agenda: o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) vai acontecer entre os dias 14 e 23 de julho. A curta polêmica sobre a responsabilidade da organização do festival também teve um fim. A programação artística vai ficar mesmo sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Até o fim do mês deve ser publicado o edital de licitação para a infra-estrutura (som, palco, luz etc) do festival. Os artistas convidados - de projeção nacional e internacional - serão escolhidos por uma comissão conjunta da Secretaria e da Fundarpe.
Isso significa que a Empresa Turismo de Pernambuco (Empetur) não vai decidir a grade cultural do FIG, como chegou a ser levantado - e temido - por alguns artistas. Todas as ações dos eventos que integram o projeto Nação Cultural vão ficar com Secretaria de Cultura/Fundarpe. O primeiro festival do circuito ocorreu na Mata Norte de 4 a 11 de abril. O próximo será no Sertão Central, de 23 a 29 de maio. Até a próxima semana será definida as atrações deste festival, que tem como sede São José do Belmonte, mas a prioridade é para artistas pernambucanos.
De acordo com o novo presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, no cargo há pouco mais de dois meses, os festivais do Nação Cultural representam uma ação de governo e serão discutidos com outras secretarias. “Não há como se pensar em cultura sem envolver o turismo e também o artesanato. A Empetur e outras secretarias são sempre nossos parceiros”, disse, em entrevista ao Diario. Ainda segundo Pessoa a grade de artistas do carnaval - que gerou polêmica por não contemplar satisfatoriamente os artistas locais - foi definida pela Empetur porque não houve tempo hábil para a nova equipe da Fundarpe preparar o evento. “Assumimos em meados de fevereiro. Não havia como”. Fonte: Diário de Pernambuco.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua mensagem precisa ser moderada, em breve será publicada!