1 de junho de 2011

Published junho 01, 2011 by Elson Jackson with 0 comment

JOVENS DE BELMONTE MOSTRAM O QUE APRENDERAM NAS OFICINAS DO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL

Foto: Adriano Belfort / Fundarpe

No encerramento das oficinas de linguagem em São José do Belmonte, o clima foi de festa. Os alunos prepararam uma pequena mostra para apresentar o resultado do que aprenderam desde o inicio das aulas, na segunda-feira 23/05. Trabalhos como as peças feitas a partir de sobras de madeira, que agora eles sabem como fazer sozinhos, depois das aulas do artista plástico Braz Marinho, da oficina do Ciclo de Escultura Moderna. Outra turma, não menos empolgada, distribuía livretos de cordel que aprenderam a imprimir e editar com o designer gráfico Rodrigo Sushi, e como criar os versos, a partir da oficina de Introdução a Poesia Nordestina, de Allan Sales, poeta cordelista e xilogravurista.

Muito concorrida também foi a Oficina de Caboclinho, onde a criançada revelou seu talento nos passos do toré, do perré e da dança de guerra, elementos que compõem a dança. Nas aulas também aprenderam outros ritmos, como o coco, a ciranda e o cavalo marinho. Esse último, originário da zona da mata do Estado, foi uma surpresa para os pequenos sertanejos, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto um pouco da tradição dos brincantes do cavalo marinho. O conhecimento e a troca de informações culturais, são os objetivos principais das oficinas.

Além das Oficinas de Linguagem, em Belmonte foram realizadas ainda Oficinas Institucionais com temas envolvendo Gestão de Equipamentos Culturais; Cultura, Direito e Diversidade e de Patrimônio e Preservação. Já as Oficinas de Comunicação tiveram como foco a fotografia, o vídeo filmagem e edição, áudio com edição e mixagem, jornalismo e redes sociais, e também rádios comunitárias.

Na festa de encerramento das oficinas , os alunos resolveram homenagear o mestre Zé de Balbino, sanfoneiro muito querido da população de São José de Belmonte.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundarpe

      edit

0 comentários:

Postar um comentário

Sua mensagem precisa ser moderada, em breve será publicada!