27 de abril de 2011

Published abril 27, 2011 by Elson Jackson with 2 comments

PALESTRA: VEJA COMO FOI A PASSAGEM DO JORNALISTA MAGNO MARTINS EM SÃO JOSÉ DO BELMONTE

Confira o relato do Jornalista Magno Martins em sua passagem por São José do Belmonte:

Retomei, ontem, por São José do Belmonte, a 480 km do Recife, o ciclo de palestras pelo Interior sobre inclusão digital, poder e política, com o objetivo de interagir o blog com os seus leitores. Belmonte tem, aproximadamente, 35 mil habitantes e se destaca no cenário sertanejo por manter viva a tradição de uma cavalgada para celebrar a festa da Pedra do Reino Encantado. Doze pares de cavaleiros enfileirados e de lança em punho fazem as honras para receber a corte: Imperador, Imperatriz, Rei, Rainha, Príncipe e Princesa.

A festa começa quatro dias antes. Na programação, cavalhada, lançamento de livro e apresentações de música e dança. No ano passado, foi inaugurada a primeira etapa da Ilumiara Pedra do Reino, um santuário ao ar livre que vai abrigar inicialmente as imagens de Nossa Senhora e São José, esculpidas em granito, com 3,5 metros de altura cada uma.

Como é, na verdade, a festa? Há 10 anos, um grupo de 15 moradores de São José do Belmonte decidiu se juntar para fundar a Associação Cultural Pedra do Reino. Três anos depois, realizavam a primeira cavalgada com a participação de 60 cavaleiros. Hoje a Associação tem 40 membros e espera reunir na próxima cavalgada, que está marcada para 30 de maio, cerca de mil cavaleiros.

A preparação do evento mobiliza a cidade durante quase todo o ano. Os moradores já perceberam que ele é o caminho para resgatar o passado, recontando uma história marcante e sangrenta que ocorreu no século passado, na Serra do Catolé. Mas também apostar no futuro, realizando uma celebração que atrai visitantes de várias partes do Estado.

Também por lá Gel do Pastel, vendedor da iguaria nas ruas da cidade, que se transformou num fenômeno eleitoral em Belmonte nas eleições passadas ao sair de lá como majoritário na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Registro, ainda, o editor do Portal de Belmonte, Romualdo Carvalho.

Depois da palestra, o prefeito e a direção da escola nos ofereceram um jantar num simpático e agradável restaurante na zona rural, distante 17 km do centro. Lá, degustamos bode, galinha de capoeira, cuscuz, arroz ligado e carne de sol.

Fonte: Blog do Magno / Fotos: Júnior Finfa.

      edit

2 comentários:

  1. PARABENS AOS BELMONTENSES PELA PALESTRA COM O GRANDE JORNALISTA MAGNO MARTINS, ELE SO COMETEU UM ERRO, O MAJORITARIO EM BELMONTE FOI SEBASTIAO OLIVEIRA E NAO GEO DO PASTEO!!!

    ResponderExcluir
  2. ... e outra ele chamou arroz ligado como na realidade nós chamamos de arroz unidos venceremos. ( a corrente do mal)

    ResponderExcluir

Sua mensagem precisa ser moderada, em breve será publicada!