27 de abril de 2011

Published abril 27, 2011 by Elson Jackson with 0 comment

"CASTELO VAI PROJETAR BELMONTE COMO PÓLO TURÍSTICO", DIZ MAGNO MARTINS

Magno Martins falou do Castelo Armorial no seu Blog, veja:

"Na minha passagem, ontem, por São José do Belmonte, conheci um belíssimo castelo, no centro da cidade, que, brevemente, se transformará numa isca para estimular e incentivar o turismo no sertão pernambucano. Trata-se de um projeto armorial, segundo o seu idealizador Clécio Novaes, um apaixonado pela obra de Ariano Suassuna, que já investiu mais de R$ 1 milhão nas obras.

Ele se inspirou no Movimento Armorial de 1970, criado por um grupo de artistas e intelectuais, tendo à frente o próprio Suassuna. Segundo o portal de Belmonte, o castelo encanta pela sua arquitetura. Todos os elementos do Movimento Armorial - onças aladas, pássaros exóticos, canhões e armas, entre outros personagens que fazem parte do imaginário da cultura popular nordestina – podem ser vistos na sua forma original.

São 1,5 mil metros de área construída com uma altura equivalente a um prédio de seis andares, quatro torres, duas delas na parte de trás da construção, representando os cristão e os mouros, uma referência direta das Cruzadas, no período medieval.

À frente do castelo há uma torre central que representa o “Reino Encantado de Dom Sebastião”,  tendo como figura principal o “Rei Quaderma” ou “ Rei Vaqueiro”, da obra de Ariano Suassuna. No último andar estão instalados vários cenários, entre eles uma casa de farinha, bodega, cabaré, cartório, escola, barbeiro, sapateiro, casa de taipa e outros elementos que compunham a vida de uma cidade pequena no inicio do século passado.

O empresário que fazer a inauguração do castelo em outubro, mas se encontra diante de uma grande dificuldade: ao seu lado existe uma rua com esgoto a céu aberto, que é uma ameaça à população e entrave aos turistas. O prefeito Rogério Leão já pediu apoio ao Governo do Estado. O esgotamento sanitário da avenida custa em torno de R$ 500 mil e o prefeito alega que não dispõe dos recursos. “O Estado tem que nos ajudar”, disse Leão"

Fonte: Blog do Magno / Fotos: Júnior Finfa

      edit

0 comentários:

Postar um comentário

Sua mensagem precisa ser moderada, em breve será publicada!